top of page

Vivenciei o famoso espírito GS da BMW

Por Bruna Wladyka


Neste ano, a BMW Motorrad está comemorando 40 anos de GS, o estilo que molda a história da marca ao longo desses anos. E eu, tive a oportunidade de vivenciar esse espírito tão famoso e desejado, curtindo a pequena trail G310 e a supertrail R1250.

Foto @1742mm Matheus Triaquim

Em parceria com a concessionária @starnewsbmw, localizada em Curitiba, PR, passei 4 dias com essas duas motocicletas. Aventura garantida, mesmo com uma grande diferença de potência e características distintas entre elas.

Curiosidade: GS é a abreviação de Gelände Strasse, que significa campo e estrada, ou uso misto.

Fui do asfalto a terra, e uma coisa eu garanto: foi muito divertido. A G 310 GS me surpreendeu na estrada com a resposta rápida para alcançar uma boa velocidade, a 6º marcha fez uma grande diferença. Uma moto para o dia-a-dia, para viagens mais curtas e até uns rolês alternativos. Deixa a sua rotina muito mais divertida.


Já a R 1250 GS não veio para brincar (ou veio rsrs depende do ponto de vista). Tecnologia e muita potência. É preciso auto controle para não sair voando com essa máquina. Que conforto e que prazer deve ser pegar uma estrada e rodar milhares kms com ela hein?! Esse era meu pensamento em cada troca de marcha e acelerada com essa nave.


Achei ambas as motocicletas leves. A R 1250 assusta com o seu tamanho, que já é percebido de cara com o tanque, que tem capacidade para 20 litros, diferente dos 11 litros do tanque na G 310. Mas pegando o jeitinho de uma moto grande e alta, você fica numa posição de pilotagem muito confiável, ela realmente me surpreendeu. E nas curvas? Muita facilidade e precisão.



Importante, elas são altas sim: a G 310 tem 835mm e a R 1250, 850/870 mm, altura do assento sem carga. Mesmo com suspensão macia, no meu caso, confesso que faltou perna para me sentir mais confiante em qualquer parada ou necessidade de pés no chão [tenho 1,68] . Porém, descobri que a BMW possui algumas opções pensando em diferentes estaturas para o assento da moto. Vale conferir.

Ao completar 40 anos, a família GS continua fazendo jus à reputação de abrigar algumas das melhores motos do mundo. A atual R 1250 GS tem o que há de mais moderno em projeto de engenharia, eletrônica e componentes.

Robustez, conforto e uma excelente pilotagem. Sem dúvidas são características marcantes de qualquer BMW.

#MakeLifeARide #SpiritOfGS #BMWMotorradBR


Sobre as motocicletas:

G 310 GS

Disponível em 3 cores, com ABS de fábrica, motor monocilíndrico, capacidade de 313 cm³ e uma potência de 34 cv (25 kW) em 9.200 rpm, a G 310 GS oferece toda a potência e aceleração para seu dia-a-dia. Com essa moto, a aventura não precisa ser grande para ser inesquecível. O que importa é vivê-la intensamente todos os dias.



R 1250 GS


A nova BMW R 1250 GS chega com diversas novidades, como o motor boxer de última geração, aumento de cilindrada para 1.254 cc e a presença do sistema ShiftCam, que melhora a entrega do motor em todas as faixas de rotação. Potência e torque também aumentaram. A R 1250 GS agora tem 136 cv de potência máxima a 7.750 rpm, além de um torque de 14,5 kgf.m a 6.250 rpm. A versatilidade e o ótimo desempenho em todos os tipos de terrenos permanecem presentes.


Informações do site oficial da BMW que você pode conferir neste link:


E olha que legal, a BMW disponibilizou um e-book com toda a história da GS:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page