top of page

OnTrack faz história no Brasil

Por Luana Michelucci


Novembro, 2020: Pense no evento mais insano que você assistir. Pois foi o On Track, o Campeonato Brasileiro de Flat Track®, que é uma modalidade de corrida do motociclismo que vem crescendo no Brasil.


A corrida foi uma realização do BMS e do Lucky Friends Rodeo Motorcycles, dois eventos que acontecem anualmente, mas que em razão da pandemia tiveram de ser cancelados em 2020. Assim, as duas organizações tiveram a ideia inovadora de unirem-se em uma corrida transmitida online, para que o ano no campeonato brasileiro da modalidade não passasse em branco, e nem os fãs deixassem de sentir a emoção da pista, na segurança de sua casa.


Foto: Guilherme Veloso

O Flat Track® é uma modalidade de corrida na terra em um circuito oval, podendo variar para terrenos de asfalto, concreto, neve ou qualquer circuito que tenha duas retas opostas e duas curvas. Nasceu nos Estados Unidos na década de 1920 e marca a história do motociclismo. É cercada de técnica, competitividade e tradição, e o sucesso do piloto está em dominar sua moto em um terreno de pouca aderência e muita derrapagem. Os Estados Unidos é o país que possui a modalidade mais estruturada que são divididas em três categorias: Flat Track Twins (principal), American Flat Track Single e Hooligan.

O On Track é o primeiro evento organizado pela Liga Brasileira de Flat Track®. As corridas foram divididas nas seguintes categorias:


Categoria FT 411 Royal Enfield


Foto: Guilherme Veloso

Essa foi a estreia da Royal Enfield no Flat Track® Brasileiro, e eles já marcaram presença com uma categoria especial para a Himalayan, uma motocicleta multifunctional. Esse modelo é marcado pela sua facilidade na modificação, com seu desempenho e manutenção, garantindo uma alta performance nas pistas. Confira os vencedores:

1o Lugar: Nilsen Bueno - equipe Royal Enfield São Paulo

2o Lugar: Gustavo Bittencourt - equipe Royal Enfield Londrina

3o Lugar: Pedro Chernicharo - equipe Garage 212



Categoria MXF Corrida Maluca


Apenas uma regra para essa categoria: correr fantasiado! Achou que apenas a corrida em si era insana? Então a MXF trouxe a corrida nas mini motos e muita diversão para o público. A criatividade levou o 1o lugar.


Confira:

Melhor Fantasia: Anão Boladão da equipe Lucky Friends Parts

Vencedores: Lucas Xaparral e Felipe Titto


Categoria Harley-Davidson Antigas:


A Harley-Davidson já possui a tradição de corridas Flat Track em seu DNA e história. Marcou sua presença com as motos antigas até 1979, sem suspensão traseira e que mostram os clássicos motores Flathead, Panhead e Shovelhead. Confira os vencedores:


Sub-categoria: Antigas Originais

1o Lugar: Alan Pereira – equipe Prime Racing

2o Lugar Guilherme do Prado Mariana – equipe Motos do Porão

3o Lugar: Rodrigo Hadys – equipe Jurassic Machines


Sub-categoria: Antigas Customizadas

1o Lugar: Rafael Oregana – equipe Prime Racing

2o Lugar: Scott Johnson – equipe Garage Metallica

3o Lugar: Celio Dobrucki – equipe Dobrucki Racing


Categoria Harley-Davidson Sportster

Essa é a categoria que possui tradição também e principalmente adrenalina. Esse ano contou ainda com a presença de pilotos americanos que correm no Flat Out Friday, do evento Mama Tried, em Milwaukee (EUA). Foi uma verdadeira corrida dos peso pesados, quer saber quem ganhou? Confira abaixo:

1o Lugar: Alan Pereira – equipe Prime Racing

2o Lugar: Marcelo Simões - Team Urban

3o Lugar: Rafael Oregana – equipe Prime Racing


fotos: Guilherme Veloso


Além da adrenalina de assistir às corridas, o ambiente do evento é cercado de amigos, novos amigos, pilotos e muito mais. Um evento que traz muita diversão e com certeza vontade de correr nas pistas. Mais do que a emoção pelos pilotos, tivemos pela primeira vez a Bruna Wladyka nas pistas correndo na categoria FT 411 Royal Enfield. A Edna Prado também esteve presente na categoria de Antigas Originais com uma Flathead de 1946. Uma palavra: orgulho! As mulheres estão tomando a cena cada vez mais e no Flat Track não será diferente. Nas pistas e fora dela tivemos mulheres o tempo inteiro fazendo o evento acontecer, desde a segurança e credenciamento, até reportagem na pista, feito por Karina Simões.


Assista ao On Track aqui: https://videos.netshow.me/v/61SuI3rrUMs


E você, se animou para um dia pilotar uma motocicleta nas pistas de terra? Confira essa reportagem sobre como modificar sua moto para as pistas: https://globoesporte.globo.com/motor/motovelocidade/blogs/mundo-moto/noticia/mm-colaboradores-veja-como-preparar-uma-moto-para-o-flat-track-artigo-de-jose-gaspar.ghtml

Para ficar por dentro de todas as novidades do Flat Track® brasileiro, confira e acompanhe o perfil @flattrackbr.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page