Amigas de infância abrem oficina juntas

Por Gabi Hoover

Fotos gentilmente cedidas por Giovana Cristina Rodrigues


Em meio a tantos desafios que o último ano nos apresentou, é sempre muito bom ouvir e (poder) contar histórias de amizade, que ultrapassam os limites do convívio privado e ganham asas próprias. Esse é o caso das amigas Helouíse Regina Christ (camiseta branca) e Eloise Carolina Nichilatti (camiseta preta), de Joinville, em Santa Catarina, sócias-proprietárias da Helô Motos, oficina especializada em motos inaugurada no dia 8 de Março de 2021 na cidade.


No dia da inauguração: balões, amigos, e respeito aos protocolos de segurança.

Elo e Helo eram vizinhas e cresceram juntas em meio a episódios de Winx e festas do pijama. Elas contam que a relação com o motociclismo veio naturalmente. Primeiro com a Helouise, há pouco mais de três anos, que foi e mostrou a nova experiência para amiga e daí ... (bom daí você já pode imaginar né 😉).


"Eu procurei a moto por economia e praticidade, mas acabou virando meu estilo de vida. Hoje em dia a moto faz parte da minha identidade", conta Helouise.



A Helô Motos


Inovadoras. A ideia de abrir uma oficina especializada em motos com um olhar voltado ao público feminino partiu da experiência das próprias amigas, que não se sentiam à vontade ao procurarem serviços de manutenção para suas motos.


"Através de algumas conversas, constatamos que não tínhamos um espaço para nós, um local agradável, de confiança, onde podíamos nos sentir à vontade e com um olhar voltado às nossas necessidades", Eloise.

E foi então que o lado empreendedor dessas amigas - uma técnica em enfermagem de UTI e a outra administradora/corretora de imóveis - atacou.


Com mais de um mês de funcionamento, a Helo Motos não só oferece serviço diferenciado para seus clientes, mas também tem buscado ampliar o atendimento promovendo parcerias e descontos, um feed cheio de dicas de manutenção de motos e cuidados nas redes sociais, e, em breve, cursos específicos.


E mesmo tendo um atendimento voltado para o público feminino, homens também são bem vindos.

"Nossa intenção não é discriminar ninguém, simplesmente queremos oferecer um ambiente agradável onde as mulheres possam se sentir à vontade", explicou Helo.

No dia-a-dia da oficina, a Eloise cuida de toda parte administrativa; o trabalho de mecânica fica por conta do Douglas Miguel da Rosa (top/esq) e da Helouise, como auxiliar. A equipe ainda conta com o Rafael Bastos da Rocha (top/direita: na foto com Douglas), bombeiro voluntário, que cuida do resgate/transporte das motos dos clientes.

Todos são profissionais capacitados e que compreenderam e abraçaram a causa e o conceito que queremos oferecer com a oficina.


O que vem pela frente


Além de planejarem aumentar os serviços oferecidos pela oficina, como, por exemplo os serviços de estética, as sócias querem dar mais visibilidade para as mulheres nesse meio:


"Estamos planejando oferecer um curso de mecânica para mulheres em parceria com a escola Via Brasil e a HP Garage Motorcycle, que irá ministrar as aulas", contou em primeira mão Helouise. "Não conseguimos encontrar uma mecânica para trabalhar conosco, por isso queremos abrir o curso. Para dar visibilidade nesse meio. Quem sabe, oferecer um estágio para as alunas, de acordo com nossa demanda".

Quer conhecer a Helo Motos? A oficina fica em Joinville, SC. Para entrar em contato checa o perfil delas no Instagram.


Algumas Litas Joinville visitando a Helo Motos no dia da inauguração