top of page

Afinal, o que é #IFRD?

Por Gabi Hoover


Maio, 2021: Nesse último final de semana, dia 1 e 2 maio, muita mulher pegou sua moto e foi dar um rolê, e o registro desse passeio, muito provavelmente, caiu na internet acompanhado das hashtags #InternationalFemaleRideDay ou #IFRD. Até aí, tudo bem. Acontece que por um motivo de interpretação de texto traduzido, no Brasil, o passeio também vira #diainternacionaldamulhermotociclista. O que não é, mas nem por isso quem marcou como dia internacional da mulher motociclista está errada.


Explico: o #InternationalFemaleRideDay é uma campanha mundial para encorajar e celebrar as conquistas das mulheres em duas rodas, e nos esportes de motor (powersports). A ideia do dia é simples: uma vez por ano, no primeiro sábado do mês de maio, as mulheres saem com sua moto (ou outro veículo) e apenas passeiam.


No caso do IFRD, a palavra em inglês ride pode ser traduzida para passeio, ou em nosso jargão motociclístico: "rolê".


Just Ride

Pode ser em grupo, sozinha, só um pouquinho, pode ser um rolezão. De moto, de scooter, de patinete motorizado, em veículos de aventura, enfim... É a pilota que decide.


E com as possibilidades da internet e das redes sociais, essa virou uma campanha de mobilização mundial.


Sendo assim, acho que a gente pode dizer que é o :




Dia Internacional das Mulheres Darem seu Rolê


"Toda mulher pilotando no IFRD é uma modelo da diversidade, singularidade, e paixão em comum que as mulheres compartilham pelo motociclismo e powersports",

Vicki Gray, jornalista e instrutora de pilotagem canadense.


Vicki é a fundadora do #IFRD, e pode ser encontrada pelo @motoress , que leva o mesmo nome de sua revista eletrônica: www.motoress.com (pra quem lê em inglês a revista é um banquete de informações sobre a indústria e o lifestyle duas rodas).


15 anos


Em 2020, por conta da pandemia o #IFRD foi adiado e aconteceu no dia 22 de Agosto. Esse ano, o passeio ficou a critério da região dos participantes e manteve seu calendário original.


#IFRD2020 com as The Litas Central NY. Na primeira foto, nosso briefing; e na segunda uma parada estratégica. Esse ano, tivemos de alterar a data do passeio devido ao mau tempo.


Para celebrar 15 anos de IFRD, o tema escolhido foi #FocusFemaleForward, que em mais uma das minhas traduções livres, significa Mulheres Tocando/Focando em Frente.


Nada mais apropriado para esse momento em que vivemos, no qual as desigualdades na organização de responsabilidades de gênero estão cada dia mais escancaradas; quando temos que olhar para trás para lembrar que nossas brigas são legítimas, que nossas conquistas não vieram embrulhadas para presente, e que o futuro é brilhante, desde que a gente continue se movimentando para frente.


2022 já tem data marcada: Dia 7 de maio!!!


Vale lembrar que, como o IFRD é comemorado sempre no 1º sábado de maio, pode acontecer em datas diferentes seja 02, 04, 05, ou 07, como será no ano que vem. Não existe essa data em calendário oficial como exemplo 08 de março _ Dia Internacional da Mulher e 27 de julho _ Dia do(a) Motociclista, que esta logo aí e teremos mais um motivo para celebrar.


Gostou? Deixa seu comentário ou me encontra no Instagram @gabihoover.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page