O desafio de pilotar 1600k em um dia

por Alice Castro e Gabi Hoover


Conhecido como o desafio "Iron Butt", na tradução livre, "Bumbum de Aço", a prova criada pela organização norte-americana Iron Butt Association (IBA) é uma verdadeira prova de resistência física e mental, e é aberta para homens e mulheres.


Atualmente, a IBA conta com mais de 70 mil membros espalhados por todo o mundo. Para fazer parte do grupo é preciso completar uma das provas propostas pela organização e ter seu trajeto e registros reconhecidos. Em sua maioria, os condutores de um Iron Butt são pessoas dedicadas a viagens seguras de longa distância.


"O mundo é o nosso playground", famoso slogan da Iron Butt Association.

A inscrição prévia ao desafio "Iron Butt" não é obrigatória. Mas exceder a velocidade no trajeto é totalmente proibida, por se tratar de rally por constância.


Basicamente a prova visa o cumprimento da rota escolhida com a maior precisão possível, já prevendo as paradas de reabastecimento. Outra característica importante é a obrigatoriedade em seguir as regras de trânsito do país.


No "Iron Butt" é necessário, ainda, documentar detalhadamente todo o percurso, registrando as paradas para reabastecimento com hora, local, e os quilômetros rodados correspondentes ao tempo cumprido.

Uma vez terminado o desafio, é preciso submeter toda a documentação - recibos e fotos - para a Associação, que fará a autenticação do trajeto. Somente então, o motociclista receberá o cobiçado certificado pela prova de resistência (diploma e patch).


O IBA tem dezenas de provas, mas as mais famosas e conhecidas são:


✌︎ SADDLESORE: a) 1.600 km ou 1.000 milhas em até 24 h b) 2.000 km em até 24 h ✌︎ BUNBURNER a) 2.500.km ou 1.500 milhas em até 36 h ✌︎ BUNBURNER SILVER a) 2.500 km ou 1.500 milhas em até 30 h ✌︎ BUNBURNER GOLD a) 2.500 km ou 1.500 milhas em até 24 h


Além da Iron Butt Association, o desafio também pode ser submetido para Ride 1k in a Day (rode mil milhas em um dia). Esse segundo desafio, bem menos conhecido e tradicional, segue as mesmas premissas do Iron Butt, mas é menos rigoroso em suas regras de documentação.


Experiência de quem já fez o IronButt

No Brasil, as motociclistas Valéria Aranha e Claudia Fujarra (foto abaixo) já realizaram as categorias SADDLESORE, BUNBURNER e a BUNBURNER SILVER. Para a realização desta última, considerada uma das mais desafiadoras, as pilotos optaram por seguir o trajeto sozinhas, e em semanas diferentes. Valéria realizou 1500 milhas em 28:31 h, e Cláudia em 28:42 h.