Medusa's MC: irmandade e respeito na estrada

Por Gabi Hoover


Embora a internet, mais especificamente as redes sociais, tenha aberto uma janela para conhecermos mais as mulheres que fazem parte do motociclismo no Brasil, a participação delas no mundo duas rodas não é de agora. Seja em grupos, moto clubes, ou coletivos, elas se unem pelo amor às duas rodas, e transformam amizade em irmandade.


O Medusa's Moto Clube é assim. Fundado em 2006, no Paraná, o Medusa's é um motoclube exclusivamente feminino, que segue a linha tradicional de motoclubes, com regras, e estatuto. As interessadas em entrarem para o MC, devem passar por um período de adaptação e adequação.


Medusa's MC


"Primeiro ela é convidada para participar de nossas reuniões. Depois de três reuniões, ela é convidada a se tornar Próspera (PP)", conta a Diretora Flávia Regina G. R. Mendes, da sub-sede do Medusas em Brasília.


As Prósperas são como iniciantes no grupo. Elas já podem usar colete, mas por algum tempo rodam sem qualquer identificação. Até fecharem o brasão das Medusa's em seu colete, o que acontece me duas fases, são quase 2 anos.


Atualmente o Medusa's tem 25 membros ativas. A matriz do grupo fica em São Paulo, onde também vive a Presidente Bruna Torres (na foto abaixo); e existem sub-sedes em Brasília, Curitiba (cidade de origem do grupo), Petrolina, e no estado do Espírito Santo.

O Medusa's tem como objetivo proporcionar um ambiente para que suas integrantes possam estar entre irmãs, e a missão de levar o nome do grupo a partir da interação de suas membros: com respeito, civilidade, e postura.




O baque

As Medusa's costumam se encontrar uma vez por mês e, claro, que em 2020 tiveram seus encontros afetados pela pandemia. Mas não foi o COVID que pegou essas mulheres, mas a perda, inesperada, de uma de suas mais antigas, respeitadas e queridas irmãs: a Vice-presidente Adri (Adriana Komar).


"Perder a Adri nos deixou muito abaladas. Ela foi uma grande irmã que levou as Medusa's com orgulho", diz Flávia emocionada.


Responsabilidade


Anualmente as Medusa's realizam ações de cunho social, e participam de eventos de motociclismo. Entre eles, o Moto Week, em Brasilia, DF, onde têm costumam ter um stand para apresentar o motoclube e interagir com outros participantes do evento.