top of page

Girls Rock Camp Brasil

Por Amanda de Carvalho


Música e Empoderamento Feminista para transformação social!

“Muita amizade, música e diversão. Toda atitude pro seu coração! Aumente o volume!”

É um dos lemas do Girls Rock Camp Brasil, que agora é Instituto Cultural Girls Rock Camp Brasil, e temos a honra de apresentar pra nossas leitoras esse projeto tão incrível e inspirador.


É um acampamento musical de férias que acontece desde 2013 na cidade de Sorocaba - SP, exclusivo para meninas, com idades de 7 a 17 anos, dedicado ao empoderamento e protagonismo delas, de mulheres e dissidências, através da música, da arte e do pensamento crítico.


Com o objetivo de cada vez mais encontrar o espaço pra abordar questões de lutas e por uma sociedade mais igualitária, o Camp proporciona atividades à comunidade com cursos voltados a cultura, educação, esporte e muita música!

Segundo o projeto, “o objetivo não é formar musicistas, mas despertar um novo olhar para si mesma, a partir da conscientização do “poder fazer” e da desmistificação dos instrumentos musicais e do processo de composição como um todo. Considerado que acreditar em si mesma e ser colaborativa com o grupo nos ajuda a superar barreiras que acreditávamos intransponíveis preparando de maneira lúdica, o enfrentamento das muitas questões encontradas pelas mulheres na sociedade. Almejando assim a formação de cidadãs críticas e conscientes de suas potencialidades”.


A idealizadora desse projeto é Flávia Biggs, que influenciada com a experiência de 5 anos que teve nos Estados Unidos, uniu forças com as mulheres brasileiras envolvidas com música e movimentos sociais para abraçarem a ideia – e que ideia, né?! – O projeto também segue com o Ladies Rock Camp Brasil, versão adulta da proposta que é realizada desde 2015.


Além da música, o Camp também oferece oficinas de Auto defesa, Tecnologia, Serigrafia, Fanzine, História das mulheres na música, Ancestralidade e Resistência, Imagem e Identidade, Palco e Performance, Yoga, Grafite, Skate entre outras experiências muito enriquecedoras para uma formação plural.

O quanto esse projeto é necessário nos faz enxergar a sorte por termos em solo brasileiro um voluntariado tão comprometido, com a missão de empoderar e promover a autoestima de meninas e mulheres por meio da educação musical, criatividade, pensamento crítico e colaboração – e que nos faz lembrar o quanto é necessário no nosso dia a dia essa conectividade conosco e com outras mulheres.

É como também diz Rupi Kaur - poeta feminista contemporânea, escritora e artista da palavra falada - “todas nós seguimos em frente quando percebemos como são fortes e admiráveis as mulheres à nossa volta”.

Já são 9 anos de atividades, 630 meninas já participaram, + de 300 mulheres já voluntariam no projeto e 100 bandas de meninas já foram formadas!


Em 2022 a atividade volta à acontecer presencialmente com vagas limitadas em comemoração ao aniversário de 10 anos do Girls Camp Rock Brasil, com o avanço consistente da vacinação na população, de maneira mais segura e seguindo os protocolos sanitários.


O #ElasPilotam abraça essa causa e se vê muito nesse projeto, que planta a semente da equidade de gênero para uma sociedade mais justa para todas e todos!


Girls Camp Rock Brasil 2022

Edição Especial de Aniversário de 10 anos

Sorocaba | São Paulo

Data: 17/01 a 22/01


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page