top of page

"Eu não parei mais de pilotar"

Por Ilza Karina


Olá. Sou Ilza Karina. Sou a caçula de três filhos. Meus dois irmãos - um Sargento do Exército e outro Caminhonheiro - são minhas grandes inspirações. Eu sempre quis fazer o que eles faziam, e foi de onde veio meu gosto pela pilotagem.


Meu padrasto ensinou os dois a dirigirem, mas não quis me ensinar. Então fui para auto escola escondida, com o plano de, em primeira instância, tirar a carta de carro e moto. Porém quando fui fazer as aulas de moto, eu tremia muito em cima da moto, e acabei resolvendo só tirar de carro. Mas três meses depois voltei e tirei a carta de moto.

Não parei mais de pilotar.

Não tenho muitas pretensões de viagens. E nem tenho tempo, por conta de conciliar trabalho+casa+filhos. Mas, entre as viagens que já fiz, minha maior realização foi fazer a Serra do Rio do Rastro. Eu ia sozinha nessa viagem, até que alguns amigos resolveram embarcar no plano comigo.


Foi super perfeita.

Para fechar 2020, realizei outro sonho: ir de Curitiba, minha cidade, até Vitória, no ES. Eu ia sozinha nessa viagem, mas Deus sempre coloca alguns anjos pra me acompanhar, e, assim, fomos em três motos. Estou muito muito feliz.


A Ilza durante sua viagem do Paraná ao Espírito Santo

No mundo das duas rodas, os homens, não generalizando, tendem a pensar que pilotam melhor, que porque somos mulheres não podemos ser boas pilots, eu dirigir tão "bem" quanto eles. Eu digo que piloto tão bem quanto qualquer um e fico louca quando ouço "tem que ser mulher ..."



Um conselho para as amigas pilotos é para nunca desistirem. Por mais que as vezes tenhamos uma tremedeira, medo, frio na barriga. Vá devagar, mas vá. Outra dica que eu penso pra quem tá iniciando na pilotagem: comece com uma moto de cilindrada mais baixa pra ir se acostumando com a moto, e então vá trocando para cilindradas maiores gradativamente.



Quando conheci o #ElasPilotam fiquei maravilhada e orgulhosa. Precisamos de mais e mais mulheres no meio que incentivem outras mulheres, que sejam fortes e não fiquem embaixo das asas de outros homens. Nada contra eles, mas temos que ter mais espaço.


Obrigada galera.



Gostou da história da Ilza?

Conheça mais sobre ela no Instagram: @ilza.karina

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page