top of page

#ElasnoYouTube: "Me leva embora estrada afora"

Por Nayara Triska


Já faz algum tempo que tanto eu, como algumas pessoas que conheço têm buscado mulheres de moto no Youtube em qualquer esfera, desde moto-viajante até jornalista especializada em reviews. E foi a partir disso, que apareceu a idéia da coluna #ElasNoYoutube, onde mensalmente será apresentado um canal no Youtube de mulher motociclista.


Para inaugurar essa série, trazemos a Rafaela Ely: canal Me Leva Embora Estrada Afora.



A Rafa, é jornalista, tem 30 anos, e pilota há dois anos.


Em 2015 ela criou um blog de nome similar (http://melevaembora.com.br), onde registrava suas viagens antes da moto. Porém ela percebeu que viagens de moto são diferentes e “pedem” por vídeo, já que o foco também está no caminho e não somente no destino, e foi quando surgiu o canal no Youtube.



O propósito do canal dela se mescla com o seu propósito como jornalista: que é informar. Seus videos, mostram as condições das estradas, pedágios, e o que ela descobre sobre a história dos lugares por onde passa. Isso tudo voltado principalmente para um público parecido com ela: mulheres que viajam sozinhas e com pouca experiência no mundo duas rodas, que ainda se sentem inseguras de alguma forma. A Rafa mostra que dá sim para viajar assim, e que é lindo e libertador!


Em sua bagged, ela coleciona histórias lindas das viagens que faz, e uma delas aconteceu no momento em que ela se apaixonou pelas motos em outubro de 2017. Ela estava no começo de um mochilão pela América do Sul que durou quase um ano e meio, juntamente com um anfitrião de La Serena, no Chile, como relatado abaixo.


“Ele me convidou para andar de moto e torci um pouco o nariz, pois sempre achei perigoso. Mas topei, afinal, o objetivo da viagem era ter experiências novas. Passeamos o dia inteiro, mas não senti nada demais. Na volta, cruzamos com uma moto estacionada com placa da Argentina. Meu anfitrião ficou louco querendo conhecer aquelas pessoas que vieram da Argentina de moto. Eu não entendia o por quê de tanta vontade de conhecer outros viajantes - afinal, o que fazia deles tão especiais? Descobri assim que o dono da moto se aproximou. A conexão entre os dois motociclistas foi instantânea e a minha conexão com o motociclismo também. Eles pareciam irmãos separados no nascimento. Em 15 minutos, meu amigo já convidou nosso novo amigo e sua esposa para um churrasco na sua casa. Eu fiquei pasma! "Como alguém chama um desconhecido para o seu lar depois de um bate-papo em um estacionamento?" E eu achei o máximo! Então entendi. Aqueles veículos que os levaram até ali, que para mim era um amontoado de ferro e fios, era, para eles, um estilo de vida. E nesse encontro ao acaso também virou o meu.”

Os planos de novas viagens foram pausados devido a pandemia, que provocou o fechamento das fronteiras. Planos de viagem, agora, estão em segundo momento, mas um dia acontecerão, e nós estaremos ligadas em todos os vídeos acompanhando mais essa aventura: o sonho de ir do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, que foi onde nasceu o seu amor pelas motos e por ter sido um momento tão marcante.


Aliás, a Rafa decidiu batizar a sua XRE190 de SERENA.


E com as mudanças nos planos, sua ideia no momento é fazer passeios nas proximidades de Porto Alegre, por lugares que são pouco valorizados, fortalecendo mais o turismo no estado do Rio Grande do Sul. Todo esse conteúdo será disponibilizado no canal do Youtube, junto com os demais videos do canal.


Não deixe de acompanhar as viagens da Rafa, se inscreve lá e ajuda a fortalecer essa rede maravilhosa de mulheres que se dedicam a fazer conteúdo de qualidade para nós. <3


Esse é o link pro Canal: Me leva embora estrada afora. E no Instagram busque o perfil de mesmo nome.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page