Sem essa de contar com a sorte

Por Luana Michelucci


Nesse texto falaremos de um assunto muito importante e que requer muita atenção: equipamentos de pilotagem.


Sabemos das muitas variáveis que estamos sujeitas ao subir em nossas motos ou numa garupa e, de fato, não podemos contar com a sorte se alguma desventura venha a acontecer. Precisamos ter os equipamentos certos para os diferentes cenários de pilotagem.


Não estou falando que devemos usar uma calça específica para motociclistas com proteção ultra master resistente ou, então, aquela bota que de tão pesada cansa até andar com ela. Mas quero sim, enfatizar a importância de estarmos seguras e protegidas com o mínimo requerido. Acidentes acontecem e muitas vezes não são por nossa causa, mas por outros. Outro motivo para não contarmos com os outros no trânsito ou estradas.


A Dani Sutil, que é Professora e Motovloger, dá dicas muito bacanas para roteiros de viagens e equipamentos. Recentemente, ela teve um desses incidentes em seu caminho, algo que poderia ter sido muito pior, não fosse a Dani estar equipada. Dá uma conferida nesse vídeo para a importância de equipamentos corretos:



Da cabeça aos pés, vou sugerir aqui os equipamentos para pilotagem básicos para segurança. Isso vale para iniciantes e as mais experientes também. E pra garupa, isso serve muito para você também. Vamos lá!

1. CAPACETE


Esse é, de todos os itens de segurança, aquele que é obrigatório. Precisamos investir. Procure não escolher um capacete pelo preço, se você pode ter outras opções. Capacete vai ser sua armadura e, por isso, saiba escolher bem o seu.


Pesquise antes, veja algumas referências e pergunte as suas amigas que pilotam quais elas indicam. Na cidade e na estrada um bom capacete é aquele que fica apertado nas bochechas e bem afivelado, para evitar todas as vibrações que o vento pode causar em alta velocidade.


Se você optar pelos capacetes abertos vai precisar usar a bolha (ou viseira), pois qualquer inseto, poeira ou outras sujeiras podem te assustar e fazer com que você perca o controle da moto. Além disso, no Brasil, andar sem viseira ou com a viseira para cima é uma infração de trânsito.


É de extrema importância que todo capacete que você compre tenha o selo do INMETRO, pois isso quer dizer que ele foi testado e aprovado para utilização, além dos adesivos refletivos.


Se você está procurando um capacete aqui estão algumas dicas:


1. Custo e benefício: Axxis Capacetes.

2. Capacetes fechados para pegar estrada: LS2, Shoei, AVG, Bell e Arai.

3. Capacetes Abertos (com bolha): Urban Helmets e Lucca Custom

2. JAQUETA


É outro item que devemos investir.