top of page

MUSA no Sertões

Por Bruna Wladyka e Amanda de Carvalho


O maior #RallydasAméricas _ o Sertões _ começou!

Além de carregar em seu nome a força de uma grande competição, de movimentos sociais e ambientais, de promover interação em cada cidade que passa e estimular o comércio para as pequenas comunidades, também traz muitas aventuras e personalidades que você precisa conhecer e acompanhar!


Com 30 anos de história, o Sertões já consagrou grandes atletas e também projetos, como o MUSA _ Mulheres Unidas Sertões Adentro que surgiu no ano passado, idealizado por Helena Deyama, Moara Sacilotti e Karina Simões. É daqueles projetos em que surge uma ideia além do esporte e pessoas que querem fazer a diferença entram com muito combustível para dar certo, usam de suas vozes para incentivar mulheres de todo canto do Brasil, onde quer que estejam, para pilotarem suas vidas!

O MUSA é uma equipe de mulheres desbravando o país, mostrando suas belezas e somando força feminina, prezam também por mostrar o lado precário que existe no Brasil, trazendo o olhar fora da bolha, longe de privilégios, e demonstrando a face do brasileiro onde a saúde e educação pouco se vê. Por isso tem parceria com a SAS (Saúde e Alegria nos Sertões), focada na saúde da mulher com atendimento nas áreas de dermatologia, oncologia, oftalmologia e odontologia, que realizam exames e cirurgias no local da competição, além de conscientizarem sobre a violência e abusos contra a mulher.


Conheça quem está no comando desse grande projeto:


Helena Deyama faz parte do Rally Driver Coash na categoria UTV, e foi primeira piloto mulher a disputar o Sertões de UTV e a vencer um Campeonato Brasileiro de Rally. Sua primeira participação foi no ano de 1999, quando tinha 39 anos, e soma os títulos de Campeã brasileira de Rally Cross Country em 2005, e Bi-campeã brasileira de Rally Baja - UTV em 2014 e 2016. Helena segue firme, hoje com 61 anos, mostrando que tudo é possível, incentivando cada vez mais pessoas a realizarem seus sonhos, e "Como sou das poucas mulheres na disputa de competições no automobilismo nacional, sempre lutei para nos unir. Somos minoria, sofremos com dificuldades por sermos mulheres. Por isso, está sendo muito legal. Adoro coisas novas, detesto rotina", diz ela.


Karina Simões é jornalista, digital influencer e piloto duas e quatro rodas, que carrega uma vasta experiência em expedições 4x4 na América do Sul, foi a primeira brasileira a se aventurar de moto pela cordilheira do Himalaia, realizou - e ainda realiza - coberturas de eventos nacionais e internacionais, e está esse ano no comando das transmissões e bastidores do Sertões 2021 em tempo real. Karina além de estar a frente do MUSA e acompanhar cada passo de todas as participantes, foi convidada pela Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos para motores de alta tecnologia, para transmitir a emoção e a sensação ao público através das redes sociais da marca, que também é patrocinadora master do Sertões e apoiadora pelo segundo ano consecutivo do movimento por mais mulheres no esporte a motor.


Moara Sacilotti, piloto profissional na categoria Moto, foi a primeira mulher a disputar o Sertões de motocicleta, e teve sua primeira participação no ano de 1998, somando três vezes campeã brasileira de Rally e vice campeã mundial de Rally 2013. Moara diz que "O Sertões é um sonho possível pra quem gosta de andar de moto. Além da competição e busca por resultados, muitos pilotos buscam a adrenalina e a aventura desse grande desafio. É uma realização de vida". Ela também considera que no motociclismo e no mundo das competições você precisa respeitar os seus limites, de que para toda vitória existe derrotas, e acrescenta:

"Existem incontáveis belezas pelo caminho, aliás o caminho é o que importa, não a chegada. E ao final de cada etapa, poder compartilhar as alegrias e as dificuldades do dia com as pessoas que eu amo, sou feliz todos os dias!".

Além das 3 idealizadoras do projeto, o MUSA 2021 conta com:

Cristina Starling é arquiteta por formação, empresária, mãe de duas meninas - a Liz e a Bia - e começou a competir quando ela e o marido, Fernando Possetti, entraram de cabeça nas competições do rally. Hoje ela está como Navegadora de Rally, em sua quinta edição no Sertões e pela primeira vez ao lado de Helena competindo em um UTV. Cristina diz "Estou super ansiosa para começar a prova, a expectativa é me divertir e conquistar um lugar no pódio!".



Janaina Souza tem uma sólida carreira no enduro brasileiro, com vários prêmios e atualmente é Campeã Mundial de Baja. No Sertões 2021 é sua quarta vez participando e está na categoria Moto - Self by Motul, ela é a única mulher na categoria a qual pilotos não contam com equipe ou apoio mecânico. Para ela "Em uma prova de Rally ou em sua própria vida, toda as decisões vão definir o rumo que você vai seguir. Por isso, mergulhe em sua própria história, navegue dentro da sua essência e escreva o melhor capítulo em sua vida, acelerando e se divertindo".




O #ElasPilotam está torcendo por essa equipe de peso. É essa representatividade que gostamos e admiramos em nossos dias, que convidam todas e todos para entender que o lugar da mulher é onde ela quiser. Que o esporte nos una cada vez mais, conscientizando sobre as vertentes sociais e humanas!


Mais informações em:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page