MUSA no Sertões

Por Bruna Wladyka e Amanda de Carvalho


O maior #RallydasAméricas _ o Sertões _ começou!

Além de carregar em seu nome a força de uma grande competição, de movimentos sociais e ambientais, de promover interação em cada cidade que passa e estimular o comércio para as pequenas comunidades, também traz muitas aventuras e personalidades que você precisa conhecer e acompanhar!


Com 30 anos de história, o Sertões já consagrou grandes atletas e também projetos, como o MUSA _ Mulheres Unidas Sertões Adentro que surgiu no ano passado, idealizado por Helena Deyama, Moara Sacilotti e Karina Simões. É daqueles projetos em que surge uma ideia além do esporte e pessoas que querem fazer a diferença entram com muito combustível para dar certo, usam de suas vozes para incentivar mulheres de todo canto do Brasil, onde quer que estejam, para pilotarem suas vidas!

O MUSA é uma equipe de mulheres desbravando o país, mostrando suas belezas e somando força feminina, prezam também por mostrar o lado precário que existe no Brasil, trazendo o olhar fora da bolha, longe de privilégios, e demonstrando a face do brasileiro onde a saúde e educação pouco se vê. Por isso tem parceria com a SAS (Saúde e Alegria nos Sertões), focada na saúde da mulher com atendimento nas áreas de dermatologia, oncologia, oftalmologia e odontologia, que realizam exames e cirurgias no local da competição, além de conscientizarem sobre a violência e abusos contra a mulher.


Conheça quem está no comando desse grande projeto:


Helena Deyama faz parte do Rally Driver Coash na categoria UTV, e foi primeira piloto mulher a disputar o Sertões de UTV e a vencer um Campeonato Brasileiro de Rally. Sua primeira participação foi no ano de 1999, quando tinha 39 anos, e soma os títulos de Campeã brasileira de Rally Cross Country em 2005, e Bi-campeã brasileira de Rally Baja - UTV em 2014 e 2016. Helena segue firme, hoje com 61 anos, mostrando que tudo é possível, incentivando cada vez mais pessoas a realizarem seus sonhos, e "Como sou das poucas mulheres na disputa de competições no automobilismo nacional, sempre lutei para nos unir. Somos minoria, sofremos com dificuldades por sermos mulheres. Por isso, está sendo muito legal. Adoro coisas novas, detesto rotina", diz ela.


Karina Simões é jornalista, digital influencer e piloto duas e quatro rodas, que carre