BMW R18: a evolução do clássico

Por Bruna Wladyka


Com quase 100 anos de história, ícones mantidos até hoje e a busca constante por mais tecnologia, a fabricante alemã, BMW Motorrad, apresenta seu novo modelo para o segmento custom no Brasil, a BMW R18; com o conceito "A Evolução do Clássico", o que vemos é uma história de sucesso mantida, com uma releitura dos modelos R32 (1923) e R5 (1936), seu motor Boxer (2 cilindros contrapostos) que balança qualquer estrutura com 1802cc de muita potência e uma bela estratégia de diversificação da marca.


Fotos: Matheus Triaquim


É um legado, que ainda de acordo com a marca, “vivem todos os dias no espírito #SoulFuel". O resultado da BMW R18 foi um modelo cheio de personalidade, visual mais sofisticado, além de recursos de design atemporais que a marca manteve, sendo os cinco ícones, como o motor Boxer, nesse modelo sendo o de maior cilindrada que já construíram, chassi em berço duplo, o tanque em forma de gota, pintura em pinstriping e transmissão em eixo cardã.


Fotos: Matheus Triaquim


Desde a sua criação, a BMW Motorrad combina funcionalidade com novas soluções tecnológicas, mantendo a qualidade e a longevidade. Tudo começou em 1916, quando a BMW nasceu como Bayerische Motoren Werke – Fábrica de Motores da Baviera, e começaram com a fabricação de motores de aeronave e em seguida a construção de motocicletas - o que poucas pessoas sabem é que antes dos carros vieram as motos!


Sua primeira moto foi lançada em 1923, sendo o modelo R32, construída pelo chefe de construção da empresa, Max Fritz (1883 - 1966), para obter um melhor arrefecimento de ar, montou o motor Boxer na parte lateral do quadro, transmitindo diretamente a potência para a roda através de um veio de transmissão – um princípio de construção que ainda hoje é utilizado nas motos BMW e que tem sido um verdadeiro sucesso mundial*.


Depois de alguns anos e modelos, veio a R5, lançada em 1936, inspirada na máquina de corrida de 500 cm³ de 1935, para ser uma das motocicletas mais inovadoras da década, segundo a BMW Motorrad. Na época, a R5 tinha um visual clássico e grande evolução tecnológica como o tanque em formato de gota, por exemplo. Foi a grande inspiração do modelo atual R18.



Hoje, a marca alemã conta no Brasil com 15 modelos de motocicletas entre Roadster, Sport, Tour, Enduro e Urban Mobility, e focam em diversos tipos de pilotagem para atender o segmento do mercado duas rodas e satisfazer os motociclistas, independentemente dos estilos.


Voltando ao modelo do novo clássico, a BMW R18 remete-se ao visual cruiser/custom, oferecendo recursos como controles de estabilidade e de arrasto do motor, assistente de partida em rampas e três modos de condução para qualidade de pilotagem: Rain, Roll e Rock. O motor boxer tem 1802 cc, gerando potência máxima de 91 c a 4.750 rpm e torque de 16,1 kgf.m aos 3.000 giros. Segundo a marca, é o suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir os 180 km/h de velocidade máxima!*


Fotos: Matheus Triaquim


Também possui acessórios para customização de fábrica como rodas, guidão, banco, escape e entre outros; além do kit de passageiro que é opcional no mercado brasileiro. A capacidade do tanque é de 20 litros; seu peso é 345 kg, moto baixa e longa com 69 cm do chão, favorecendo uma pilotagem ideal, mais confortável e relaxada, para pegar estrada e com pedais que facilitam nas viagens.


Fotos: Matheus Triaquim


Roda dianteira raiada com 19’’e traseira com 16’’, escape Fishtail (rabo de peixe) , farol redondo com led, velocímetro de design clássico com tecnologia, conta com computador de bordo e painel analógico-digital Built in Berlin; sistema de chave KeySelling (sistema de aproximação) e mais.


No Brasil, ela está disponível apenas na cor Black Storm Metallic, considerada a cor que insiste na pureza da marca. Fora do país, ela conta com mais 3 cores em seu design, sendo Mars Red Metallic, Manhattan Metallic Matte e 719 Galaxy Dust Metallic ou Titansilver 2 Metallic.


Fotos: Matheus Triaquim


Tamanho sucesso que vem fazendo no exterior, a BMW Motorrad também já lançou outros modelos da R18 e expandiu a família, são as Classic, Bagger (B) e Transcontinental. São modelos que mantêm a mesma base, mas apostam em alguns itens diferenciais. Esperamos que também venham para o Brasil!



A marca também traz ao Brasil uma excelente opção para os apaixonados pelo custom, um lifestyle próprio chamado #SoulFuel com uma linha de boutique exclusiva para você pilotar em grande estilo e segurança. Cada produto foi criado e produzido de acordo com a essência da marca.


Fotos: Matheus Triaquim


São quase 100 anos de história da marca alemã com ícones mantidos até hoje, são os clássicos modernos que não importam os anos, sempre farão parte da história do motociclismo.


A BMW R18 é uma motocicleta importada com início da pré-venda no dia 18/08, através do site BMW Motorrad, chegando ao  Brasil no valor de R$ 139.900,00 e os primeiros clientes ganharão um GIFT especial da marca.


Confira mais informações na rede social oficial da BMW Motorrad e site.


*Informações retiradas do site oficial BMW Motorcycles. *Informações retiradas do site Motonline.



42 visualizações