Resenha: "A Tenente de Cargil"

por Bruna Dias


Para quem ainda não assistiu a um dos mais recentes lançamentos da Netflix “A Tenente de Cargil”, aí vai a dica! Preparem os lencinhos, apertem os cintos que a decolagem vai começar!


Baseado em fatos reais, o longa conta a história da tenente indiana Gunjan Saxena, que criou seu marco na história do País como a primeira mulher a se tornar piloto de combate na Índia, enquanto Oficial da Força Aérea.


Não vou "dar spoiler" da história, mas gostaria de compartilhar com vocês o quanto esse filme traz, através de sua narrativa, metáforas que se encaixam perfeitamente quando o assunto é MULHER EM UNIVERSO CONSIDERADO PREDOMINANTEMENTE MASCULINO.


Na foto, Gunjan e a atriz que a interpretou no filme, Janhvi Kapoor.

Gunjan descobriu seu amor pelos céus em uma viagem de avião. Ela sofria com os julgamentos do irmão e até da mãe (a cultura na Índia é muito voltada à mulher casar e constituir família), mas o pai, que era oficial do Exército, a apoiou em todas as etapas.


Cada uma das suas situações de vida, ali, relatadas no drama, mexiam comigo. Foi choro do começo ao fim! Mas, tenho certeza, que, assim como eu, as mulheres que assistirem ao filme, farão suas respectivas reflexões em relação ao lugar que ocupamos no mundo e em nossas vidas.


Que possamos sempre enxergar, em relatos como este e até em pequenas histórias, - essas que estão no nosso dia a dia e muitas vezes nem percebemos -, o quanto somos FORTES!

Mais sobre Gunjan


A Tenente Gunjan Saxena ingressou ainda muito jovem no na Força Aérea Indiana e com apenas 24 anos foi considerada a melhor piloto, sendo um dos principais oficiais que contribuíram muito para que a Índia vencesse aquela guerra.


Segundo informações do longa, a Força Aérea Indiana apoia as mulheres piloto e a igualdade entre homens e mulheres neste trabalho. Atualmente, o braço militar conta com 1.625 oficiais mulheres exercendo o cargo de piloto.


“O destino nunca abandona aqueles que trabalham duro”,

foi uma das frases do filme que mais me marcou e que serve de inspiração a todas nós. Acreditem nos seus sonhos e PILOTEM SUAS VIDAS!


O céu é o limite!


#ELASPILOTAM®

Elas Pilotam / #ElasPilotam ® marca registrada

Conteúdo autoral. Todos os direitos reservados ao Portal e respectivas autoras.

A marca “Elas Pilotam” é registrada junto ao INPI em nome de 302 PARTICIPAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTOS LTDA., titular deste porta.  Qualquer uso não autorizado está sujeito às medidas legais cabíeis, na forma da Lei Federal 9.279/1996.

302 Participação e Produção de Eventos Ltda

CNPJ 33060091/0001-00

Rua Goiânia, 1614, Cajuru, Curitiba, Paraná

Prazo de entrega: PAC até 30 dias, Sedex até 7 dias úteis após a postagem.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Preto Ícone YouTube