Por Gabi Hoover
Feliz dia pra você que se reconhece mulher, que vive as alegrias e perrengues de ser mulher, algumas com um sangramento mensal e outras não.
Feliz dia pra você que acorda todos os dias com vontade de fazer a diferença, mesmo que essa diferença seja apenas dentro do seu mundinho particular.
Feliz dia pra você que já aguentou destrato, machismo, misoginia, abuso mental e físico, que já se sentiu a última na fila, que já queimou comida na panela, manchou a roupa na lavagem, e não sabe usar delineador.
Feliz dia pra você que usa parte do seu dinheiro com cabelo, unha, depilação, e produtos de beleza.
Feliz dia pra você que já ouviu “isso é coisa de homem”, “senta direito com essa saia”, “assim vai ficar mal falada”, “faz um café pra gente”, “o que tem de janta hoje?”.
Feliz dia pra você que curte aproveitar com suas amigas, que chora no banheiro, que já teve coração partido, que vive uma paixão platônica, ou que decidiu ser só.
Feliz dia pra quem acordou hoje, cansada ou não, mas com vontade de mudar seja lá o que for na sua própria existência.
Feliz dia pra quem resiste as opressões da rotina, da consciência e do cansaço. Feliz quem entende que a gente não muda nada, até que a mudança dentro da gente aconteça.
Feliz dia porque a gente merece ter um dia nosso, pra falar dos nossos problemas, das nossas causas, pra ganhar flor ou parabéns. Que seja um dia pra lembrar dos horrores aos quais muitas de nós já passamos e chamar atenção da sociedade a qual estamos inseridas sobre SER MULHER e a bagagem que vem junto.
Feliz dia pra você que entendeu a mensagem: PENSE GLOBAL, AJA LOCAL.
A vida não é novela e o corre é pra valer.
Se eu pudesse deixar uma dica pra quem gosta do que eu coloco por aí para o mundo ver - aka no portal ou nas redes sociais -, minha dica seria “Persista nos seus sonhos, mas entenda que nada vem fácil e ninguém fará por você independente do seu gênero."
Dia Internacional da Mulher
08 de março de 2023
Comments