top of page

#DiáriodeHabilitação: Parte 3


Pessoal, claramente, estou atrasada com meu Diário de Habilitação, então aproveito pra avisar que


vim do futuro spoilar que já terminei minhas aulas práticas e até já fiz o teste… Será que passei?

(essa parte eu só vou contar no próximo episódio).



Hoje o assunto é:
Curso e Teste Teórico,

acho que pra muitos - e me incluo nisso - é a parte mais chata do processo de primeira habilitação, mas não podia deixar de comentar e dar as minhas dicas.


Bem, minhas aulas foram online, claro, o que a princípio não foi um problema, já que o professor era extremamente empolgado e fez das aulas um momento muito descontraído e interessante. Fiquei até feliz em estar curtindo muito essa etapa, ainda mais com um fato muito legal de que as meninas eram maioria e as que mais interagiram e participaram de tudo.


O curso se divide em agendas, distribuidas desta forma: dezoito aulas de Legislação, dezesseis aulas de Direção Defensiva, quatro de Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social do Trânsito, quatro de Primeiros Socorros e três de Noções Básicas sobre Funcionamento do Veículo.


Confesso que se tivesse ido até o final com o mesmo professor, muito provavelmente nem teria o que escrever sobre, mas pra dar aquela emoção na vida, nas últimas matérias o professor teve que sair e acabou sendo substituído por um menos didático, o que atrapalhou muuuuito a sala toda. Ele não entendia muito de tecnologia e era a primeira vez que dava aula na vida. Tentamos ser compreensíveis, mas não posso negar que minha absorção sobre esse mundo todo novo foi prejudicada.


Com o dia do teste chegando e tendo aproveitado quase nada das últimas aulas, comecei a estudar por conta e é aqui quero deixar uma dica valiosa: Foquem no simulado do Detran. Eu vi vários vídeos e li muita coisa, mas na minha prova caíram só as perguntas do simulado. Juro. Não estou falando pra não estudar em outras mídias, mas foquem muito no simulado.


Teste Teórico | Como foi:

Eles me chamaram pelo nome e me falaram o número do computador. Lá encontrei um teclado diferenciado. Assim:

Dei uma pesquisada e descobri que esse teclado pode ser físico, como no meu caso, ou virtual, mas a ideia é sempre a mesma.

Muito cuidado com a tecla "Finalizar", porque ela entrega sua prova seja em qual questão você estiver, mas antes de iniciar a prova você vai receber as instruções tudo bem detalhado.

Eu tive 50 minutos para fazer a prova, mas vi que em alguns estados são 60 minutos, o que não muda muito, já que esse tempo é mais do que suficiente, ainda mais se você tiver estudado certinho.


Você pode voltar para questões anteriores a qualquer momento e pular questões que não sabe para responder depois, mas SEMPRE responda (às vezes chutando você acerta).


Do ladinho tem uma tela que deixa tudo bem bonitinho sobre quanto tempo falta, quais questões você já respondeu, pulou ou quantas ainda faltam, o que ajuda muito a não esquecer de voltar e administrar o horário. Mais ou menos assim:



Para o dia do teste

Repito aqueles clichês do psicotécnico de dormir bem na noite anterior, comer bem, beber água, ir no banheiro antes e levar o remedinho de dor de cabeça, pra garantir.

É isso, meninas, se tiverem mais alguma dúvida, podem me chamar que vou ajudar com o que eu puder, mas é só estudar direitinho que não tem como dar errado!


Ah, aqui no Paraná o resultado sai na hora pelo app Primeira Habilitação! Assim que sai da sala já pude ver que passei, ajuda muito na hora da ansiedade hahaha


Boa sorte <3




Quer falar com a Ana?
Tirar dúvidas ou trocar uma ideia sobre esse processo todo.

Checa o Insta dela em @a.nalara.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page