top of page

Feliz é a(o) motociclista todos os dias


Só quem é motociclista sabe qual é a sensação de acelerar uma moto. Não importa se é grande, média ou pequena, nem se é para trabalhar, se divertir ou viajar, o sentimento sobre uma moto é ímpar, excitante e viciante. Se você é motociclista sabe do que estou falando, se não é, deveria se permitir andar de moto ao menos uma vez, pois só vestindo um capacete e dando um rolê para entender essa emoção que você vê e, provavelmente, ainda não entendeu.


A motocicleta é o meio de transporte que mais exige atenção e interação do seu piloto, pois é preciso se unir à moto para fazê-la obedecer a seus comandos e se divertir com ela. É preciso estar alerta, ter habilidade e equilíbrio emocional para conviver saudavelmente e manter-se ileso e feliz no dia a dia do trânsito. A moto também exige maior monitoramento e controle de seus componentes para que os rolês sejam seguros e mais tranquilos.


27 DE JULHO, um DIA para comemorar o MOTOCICLISMO!

A ousadia e o aumento de seu contingente fez crescer o protagonismo da motocicleta no tráfego das grandes metrópoles, isso foi um dos motivos para as autoridades valorizarem e olharem as motos como uma nova, e importante, realidade no cenário urbano, isso foi uma das condições para se decidir comemorar o dia de quem anda de moto.


Há mais de quarenta anos comemora-se o dia do(a) motociclista no país, uma justa homenagem as mais de 35 milhões de pessoas habilitadas, que em sua grande maioria convivem com as motos. Algumas trabalhando com elas, levando mantimentos, remédios, documentos ou as biritas para nosso festejo do dia a dia, outros utilizando a moto para a diversão, viagens e, por que não, também em competições. Não importa o uso da motocicleta, o espírito de liberdade e entusiasmo sobre duas rodas é o mesmo.


Deveres de quem anda de motocicleta

Mas andar de moto exige responsabilidades e quanto mais conhecimento, mais você vai curtir esse momento, então separamos algumas dicas que você pode colocar no seu checklist para realizar ainda esse ano e manter na sua rotina:


1. Curso de pilotagem


Acredite, quanto mais cursos de pilotagem, melhor, seja on ou off, baixa ou alta velocidade, para se ter total conhecimento sobre a sua pilotagem e domínio da motocicleta. Os cursos são essenciais para quem esta começando, querendo trocar de motocicleta, aprendendo novas habilidades ou até mesmo quem já tem anos de experiência, com os cursos você aprende a realizar comandos e ter resposta total com eficácia e segurança.


Conheça todos os cursos da Triumph TRX, a melhor escola de pilotagem que atende a todos os perfis de pilotos, motocicletas e marcas.



2. Manutenção feita em casa


Qualquer descuido na manutenção da moto pode ser motivo de perrengue, os carros também exigem atenção na manutenção de seus componentes, mas um pneu murcho, por exemplo, tem menor probabilidade de causar um acidente do que um pneu murcho na motocicleta. Por isso é fundamental que todo motociclista verifique os componentes de sua motocicleta frequentemente e mantenha as revisões em dia de acordo com o manual de sua motoca.

Pelo menos uma vez por semana é preciso verificar a pressão dos pneus (a frio), por isso, no dia de calibrar os pneus o ideal é sair de casa e ir direto ao posto para que os pneus não aqueçam antes do procedimento, assim a calibragem é feita corretamente.


A corrente de transmissão também é muito importante e merece toda atenção e deve ser tensionada e lubrificada periodicamente. De tempos em tempos também deve ser limpa, mas não se preocupe, há produtos modernos que facilitam sobremaneira a tarefa, basta aplicar um spray para limpeza, esfregar um pouco e aplicar o lubrificante, esse processo não só evita o desgaste prematuro da relação corrente, coroa, pinhão, como aumenta sua vida útil.


E para você manter todos os cuidados de forma rápida, simples e em casa a Motul conta com uma linha de produtos para manter o cuidado da sua máquina. Conheça a linha Motul MC CARE, uma gama abrangente de 27 produtos disponíveis na loja oficial da marca no Mercado Livre.



3. Revisões e trocas de componentes


Verificar o estado das pastilhas de freio e do fluido é fundamental, também é tarefa fácil e pode ser feita a olho nu - por isso não deixe de verificá-los. As lâmpadas são outros componentes que devem ser conferidos, afinal é através delas que você pode se tornar mais visível.


Além desses cuidados é importante manter as revisões em dia, com as quais, dependendo da quilometragem serão verificados e substituídos outros itens importantes. E você encontra acessórios no site da Motonic que, além de ter uma oficina modelo em Curitiba, PR, criou o primeiro plano de assinatura para manutenção e revisão de motocicletas e faz envio de peças para todo o Brasil.


Fotos: Matheus Triaquim


4. Bateria em dia


A motocicleta é o melhor, mais rápido e mais prazeroso meio de transporte, mas exige atenção, concentração e respeito para ser o mais seguro também. A moto é capaz de produzir substâncias no corpo e no cérebro que só quem acelera uma sabe do que se trata, talvez por isso os motociclistas pareçam pessoas mais leves, felizes e sempre estão dispostas a ajudar o próximo.


Também possuem uma energia sem igual, mas, para que essa energia esteja sempre recarregada, é necessário você garantir que a bateria da sua moto também seja a melhor e não te deixe na mão, por isso indicamos o uso da Baterias Pioneiro.


Dá uma olhadinha ou pergunte para seu mecânico qual a sua bateria, consulte a validade dela e faça a sua troca pela melhor.



5. Equipamentos de segurança com estilo


E por fim, nossa dica é sobre equipamentos de uso pessoal, pois independente do estilo da sua moto, alguns itens são essenciais e até mesmo de uso obrigatório, como os capacetes. Esse é o item que precisa ser escolhido levando em conta que estará protegendo sua cabeça, assim dê preferência para os fechados, que possuem os selos e certificações adequadas, são confortáveis e seguros.


Além disso, use luvas - sabemos que todo mundo demora para se acostumar, mas uma coisa é certa, depois que acostuma você não consegue mais ficar sem. Proteja suas mãos. Botas e jaquetas também são itens que você precisa garantir no armário, seja em um dia na cidade ou na estrada, tenha estilo mas não esqueça de utilizar bons e apropriados equipamentos.



Dica de capacetes Bell Helmets e equipamentos Alpinestars.


Se você ainda não é motociclista deveria dar uma chance para que ela te conquiste, comece andando na garupa de alguém que você confia, sinta a emoção e depois, temos certeza que você vai querer pilotar uma!


Feliz dia, MOTOCICLISTA.

27 de julho de 2023.


Agradecimento aos nossos parceiros que estão com a gente faça chuva ou sol, no asfalto ou na terra:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page