Macacão: História e Estilo

Por Cath Pescinelli / photos: Rebeca Mohamad


Uma peça de roupa carrega mais significado do que muitas vezes imaginamos. No caso do macacão, podemos dizer que a ligação com uniformes utilitários (usados em ambientes de trabalho, esportes e militarismo) fez da peça alvo fácil para cair no gosto das motociclistas e garupas — muitos bolsos, zíperes e proteção contra o vento. Perfeito, certo? Além de tudo, é muito estiloso e dá liberdade de movimento! Falar de macacão é uma viagem no tempo, e olhando daqui nós não vemos ele apenas no passado e presente, mas também no futuro. E, sabe, parece que o futuro é das mulheres…


Fotos: 1. Aprendizes de Pilotagem - Estados Unidos, 1943. Fotos de Peter Stackpole, via LIFE ; 2. Piloto de Velocidade Alemã Anke-Evee Goldman, 1955. Via Google Images.


Designer Italiano Thayath, vestindo a TuTa, 1920.

Ontem


Dada a associação com o proletariado por seu uso em fábricas, os macacões se tornaram populares entre integrantes dos movimentos de esquerda nos anos 1920 e 1930, além de serem adotados por membros da Bauhaus (movimento de design surgido na Alemanha dos anos 1920 que tinha como um dos princípios o Minimalismo). Em paralelo ao uso político e utilitário, o macacão já dava sinais de que conquistaria também o mundo da moda e alta costura quando o designer italiano Thayath desenvolveu a TuTa (foto) — espécie de vestimenta de peça única com cinto. Além disso, o macacão acabou se tornando um elemento da igualdade de gênero quando foi usado tanto por homens quanto mulheres durante a Revolução Industrial do Pós-Guerra.


Hoje


Toda essa pluralidade já era um sinal do que vivenciamos até hoje: o macacão, como uma peça democrática, veio para ficar. O macacão é para todos os corpos e gêneros; é garantia de ser aquela peça confortável para os passeios de moto. Ah, mas não esqueça os equipamentos de segurança, como joelheiras, cotoveleiras ou uma malha de tecido resistente à abrasão por baixo de tudo. Uma jaqueta de couro também cai bem!


Nós testamos alguns macacões pra te ajudar na escolha da peça certa para o seu rolê, seja uma viagem mais longa ou uma saidinha para o café da manhã. Vamos com a gente?

Macacão Utilitário Conversível


slide show


Desenvolvido em tecido robusto de algodão e elastano, o macacão da Dark Rose Store é uma ótima pedida nas viagens tipo um bate e volta para a praia ou campo. Além de 10 bolsos com zíperes e fechos de segurança, esse macacão oferece a opção de ser transformado em versão shorts. Chegou ao destino e bateu aquele calor? É só tirar as pernas e abrir o zíper frontal para um look mais fresquinho! A modelagem super favorece o corpo.


Carpinteiro Jeans Oversized


slide show


Uma peça 100% algodão em jeans é garantia para uma vida inteira. Esse macacão da Yes I Am Jeans tem modelagem larguinha, o que garante uma circulação de ar ótima para os dias quentes, assim como oferece espaço para um moletom por baixo e uma jaqueta de couro por cima. Ou seja: vai te acompanhar nas pilotagens em qualquer estação. Possui passador, caso queira marcar a cintura com um cinto. Atemporal!


Macacão Estilo Mecânico


slide show


Em viscose e elastano, essa peça da Use Steel tem um caimento superfeminino, além de ser muito confortável. De mangas compridas, ele possui tira ajustável com botão, para arregaçar as mangas sem que elas escorreguem de volta para baixo. A peça já acompanha um cinto no mesmo tecido. Essa é a roupa perfeita para um rolê curtinho e descompromissado, e cai bem até com um saltinho caso queira levar na bolsa e trocar no destino.


E você? Gosta de macacão? Conta pra gente! Por aqui estamos torcendo pra que surja no mercado Brasileiro um macacão em tecido resistente a abrasão!


#ElasPilotam: Contamos com a colaboração maravilhosa da

fotógrafa Rebeca Mohamad para esse segmento.

Para conhecer mais o trabalho dela,

acesse seu perfil no Intagram: @mohamadfotos

#ELASPILOTAM®

Elas Pilotam / #ElasPilotam ® marca registrada

Conteúdo autoral. Todos os direitos reservados ao Portal e respectivas autoras.

302 Participação e Produção de Eventos Ltda CNPJ 33060091/0001-00 | Rua Goiânia, 1614, Cajuru, Curitiba, Paraná

Prazo de entrega: PAC até 30 dias, Sedex até 7 dias úteis após a postagem.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Preto Ícone YouTube