Cinco dicas de off-road básico

Por Cath Pescinelli


Quem pilota há mais tempo sabe: as técnicas de pilotagem para asfalto e terra diferem muito entre si. Quando pegamos a CNH nossa experiência básica é de asfalto. Mas como lidar com as primeiras aventuras off-road, como aquele cascalho pra chegar ao sítio ou aquela pequena trilha antes da praia? Nós vamos te ajudar!


Pra isso conversamos com Moara Sacilotti, que coleciona 18 participações no Sertões —rally off-road que cruza o Brasil em uma prova emocionante de 10 dias — além de 3 vitórias no Rally Brasileiro, um vice-campeonato no Mundial de Rally e muitos outros títulos. Detalhe: competindo com pilotos homens.


Moara começou a competir em motocross com 7 anos de idade e ao longo da carreira acumulou muita experiência, além de troféus. Hoje se dedica ao projeto “Caminhos da Serra”, juntamente com o marido Rodolfo (a quem ensinou pilotar). “O Caminho das Serras oferece uma experiência off-road completa, inclusive para pilotos iniciantes”, conta Moara.


Pedimos para a Moara listar 5 dicas imprescindíveis de pilotagem para quem está estreando em pequenas aventuras off-road. A gente ama!


Quebrando paradigmas


Deu pra sentir que a Moara manja demais, certo? E não é à toa, pois além de uma grande competidora profissional, Moara Sacilloti foi a primeira mulher a encarar o desafio Sertões — em 1998, aos 18 anos.


“Quando decidi correr o Rally dos Sertões foi muito difícil. Nenhuma mulher nem sequer tinha tentado! O Sertões é extremamente desafiador. Na ocasião foram 5 mil km de terra entre São Paulo e Natal pelas estradas mais abandonadas do Brasil, lugares totalmente inóspitos, sem estrutura de apoio. Meses antes da largada eu ouvi inúmeras vezes que não ia conseguir. Foi superdifícil fechar patrocínios, e durante a prova tinha apostas de quantos dias eu duraria no rally. Completei logo na estreia e mostrei pra todos que eu não estava de brincadeira, e que tinha chegado para ficar”, relembra.


São histórias assim que nos dão força para encarar desafios do dia a dia, ser resiliente e evoluir — tanto na vida pessoal como no motociclismo, concordam? Moara finaliza com um depoimento de inspiração:


“Cada rally é totalmente diferente do outro, e sempre vem recheado de lições de vida. O primeiro foi uma coisa de outro mundo! Larguei adolescente e terminei mulher — por ter enfrentado tantos desafios de uma só vez. É uma montanha-russa de emoções: você nunca está morno. Sempre está superfeliz ou totalmente derrubado! E assim aprendemos a nunca desistir, a manter sempre a frieza e a concentração, o foco no objetivo. Saber que vou cair muitas vezes, mas que o que importa é levantar o mais rápido possível.”

Depois dessas dicas incríveis, bóra programar uma aventura na terra? É certeza de memórias e lições inesquecíveis.


Mais:


Para saber sobre os cursos e passeios guiados pela Moara visite o site de moto turismo Caminhos da Serra: https://www.caminhosdasserras.com.

181 visualizações

#ELASPILOTAM®

Elas Pilotam / #ElasPilotam ® marca registrada

Conteúdo autoral. Todos os direitos reservados ao Portal e respectivas autoras.

A marca “Elas Pilotam” é registrada junto ao INPI em nome de 302 PARTICIPAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTOS LTDA., titular deste porta.  Qualquer uso não autorizado está sujeito às medidas legais cabíeis, na forma da Lei Federal 9.279/1996.

302 Participação e Produção de Eventos Ltda

CNPJ 33060091/0001-00

Rua Goiânia, 1614, Cajuru, Curitiba, Paraná

Prazo de entrega: PAC até 30 dias, Sedex até 7 dias úteis após a postagem.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Preto Ícone YouTube