Andar de moto também requer condicionamento físico

Por Alice Castro


Seja para passeio ou viagens, esta é uma questão pertinente. Pois independentemente do peso da motocicleta ou posição de pilotagem, quem não se exercita pode uma hora sentir dores musculares, ou até mesmo sofrer alguma lesão. Certo? Ou não?


Para conhecermos mais sobre o assunto, procuramos uma profissional da área, personal trainer de atletas e... motociclista!


Formada em Educação física pela Universidade Paulista, Kelly Mylenna Alarcão, é proprietária da academia Meta Select, em Brasília DF, onde não só atua como orientadora em exercícios de musculação, como também é especialista em treinamento individualizado, que incluem metas como emagrecimento, treinamento de força, recuperação de lesões, dentre outros. Seus orientados vão de atletas, gestantes e até a turma da terceira idade.

Motivada em ajudar as pessoas e transformar suas rotinas mais felizes e saudáveis, Kelly entende como uma necessidade básica a preparação física para o motociclismo, notadamente para o público feminino. Uma vez que pilotar exige das mulheres mais força e outras habilidades musculares nem sempre imprescindíveis em outras atividades:


“as motos costumam ser bastante pesadas, e diversos músculos estabilizadores são exigidos durante a pilotagem”, explica Kelly.

No geral, a saúde e o bem estar são as bases para uma vida de sucesso. E manter-nos com a musculatura condicionada nos levará mais longe. Entretanto, para a prática torna-se fundamental uma avaliação individualizada por profissionais qualificados, uma vez que cada pessoa possui particularidades e objetivos específicos.

Especificamente no caso do motociclismo, os passeios ou viagens curtas costumam exigir uma menor preparação do físico para a maioria das pessoas saudáveis. Quem está começando a pilotar perceberá que pernas, costas, braços e pescoço são bastantes acionados. Nesse caso, desde que a pessoa não seja sedentária rapidamente irá se adaptar, tanto aos treinos como a moto.


Uma dica da Kelly seria trabalhar exercícios de coordenação motora e equilíbrio. Porém, para viagens longas, competições, trilhas, motohabilidade (manobras) é exigido uma dedicação maior nos treinos físicos. Com isso, os treinamentos vão além do básico, já que alguns músculos serão mais exigidos e fadigados. O foco deve ser em fortalecimento e resistência muscular. Nesses casos, a orientação da personal trainer seria treinamento de hipertrofia, com exercícios alternados por segmento, e focados no abdômen e na lombar (praticar 4X na semana).

Benefícios

Em qualquer atividade que desempenhamos, nossa performance depende de como nos relacionamos com o nosso corpo e mente. Ademais, a atividade física não só melhora seu rendimento nas viagens e passeios de moto, como também diminui os riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes etc. Dos inúmeros benefícios, as motociclistas podem, ainda, reduzirem os sintomas da TPM e da cólica menstrual. Tem coisa melhor que isso?

Riscos da falta de condicionamento

A falta de prática de atividade física pode acarretar prejuízos aos motociclistas e, em alguns casos, irreversíveis na coluna e em outras articulações importantes do corpo humano como ombro, quadril e joelhos.

A maioria dos esportes exige condicionamento físico do praticante, e caso ele não esteja preparado, os riscos serão maiores. Por esse motivo, as lesões mais comuns são:


a) distensão muscular - essa lesão ocorre devido ao esforço excessivo realizado por um músculo;

b) ruptura de ligamentos - é provocada por uma distensão severa causada por movimentos bruscos, traumas, ou até por um passo em falso que força a articulação;

c) lombalgia - uma lesão na lombar.

Sem limitar todos os riscos físicos e prejuízos que a falta de preparo pode acarretar, as lesões citadas acima são frequentes entre os praticantes do motociclismo. Por último, Kelly nos orienta à prática que ela mesma adota antes de pilotar:


“sempre faça exercícios de alongamento (estático e dinâmico) para todo o corpo antes da viagem. E após chegar, uma sessão de alongamento estático para relaxamento dos músculos.”

Para obter mais informações sobre o assunto, disponibilizamos os seguintes canais para contatos profissionais com a nossa amiga Kelly Alarcão: Kelly Alarcão

Treino personalizado presencial (e via WhatsApp) Instagram pessoal @kellyalarcao

Meta Select Academia

Ca 02 Ed. Monumental, Lago Norte - DF. (61) 3468-1077 Instagram @metaselect

#ELASPILOTAM®

Elas Pilotam / #ElasPilotam ® marca registrada

Conteúdo autoral. Todos os direitos reservados ao Portal e respectivas autoras.

A marca “Elas Pilotam” é registrada junto ao INPI em nome de 302 PARTICIPAÇÃO E PRODUÇÃO DE EVENTOS LTDA., titular deste porta.  Qualquer uso não autorizado está sujeito às medidas legais cabíeis, na forma da Lei Federal 9.279/1996.

302 Participação e Produção de Eventos Ltda

CNPJ 33060091/0001-00

Rua Goiânia, 1614, Cajuru, Curitiba, Paraná

Prazo de entrega: PAC até 30 dias, Sedex até 7 dias úteis após a postagem.

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Preto Ícone YouTube